Fundador & CEO

alex@diafragma8.com.br

Desde 2005, o atual Fundador e CEO da Diafragma 8, Alex Gimenes ministrava aulas particulares e em escolas de fotografia. Paralelamente, a cada dia vinha aperfeiçoando suas técnicas e conhecimentos em fotografia. 

 

Em 2011, resultado de experiências e conhecimentos nasceu a Diafragma 8 - Escola de Fotografia sediada no bairro da Vila Mariana, tornando-se então a principal Escola na região central de São Paulo. 

 

Em maio de 2015, Alex Gimenes lança seu primeiro livro pela Editora Photos - "A Física e A Matemática Instrínsecas Na Fotografia". O livro traz a relação entre a física, a matemática e a fotografia, mostrando para seus leitores como a física rege o comportamento da luz e como ter controle absoluto da luz e outros aspectos da fotografia através de fórmulas matemáticas de forma didática e auto explicativa. Com o trabalho de pesquisa realizado e todo conhecimento adquirido ao longo dos 30 anos de sua carreira, Alex Gimenes traz para o leitor um rico material de aprendizado. 

Ao longo dos 30 anos de sua trajetória, a paixão de Alex Gimenes pela fotografia transparece em seu ensino, de forma didática e completa, o Diretor-Professor da Diafragma 8 compartilha em suas aulas todo seu conhecimento, permitindo a Escola preparar profissionais para o mercado fotográfico.  

Fale Conosco:   Diafragma 8
d8@diafragma8.com.br

​No segundo semestre de 2016 Alex lança seu segundo livro intitulado "Aprenda Fotografia de A a Z" no formato ebook, disponível para compra via Amazon e Kindle. O livro aborda todo o conteúdo técnico necessário para uma fotografia de qualidade, desde obturador, diafragma, ISO à regras de composição, macrofotografia e técnicas especiais. Em junho de 2018, o livro é lançado em formato impresso no Istituto Europeo di Design durante o GIF - Festival de Interação Gráfica. 

Em dezembro de 2016, Gimenes em parceria com Renan Nakano iniciam o projeto "O Retratista", trata-se de um projeto que busca resgatar as técnicas fotográficas que eram utilizadas no século XIX. Numa primeira etapa do processo, a técnica do Colódio Úmido, datada de 1851 para a produção de Ambrótipos (imagem em placas de vidro) e Ferrótipos (imagens em placas de metal). O Projeto teve sua estréia oficialmente no Istituto Europeu di Design em junho de 2017. 

No decorrer de 2017, Alex Gimenes e Renan Nakano começaram escrever o livro "Fotografia do Séc. XIX Ambrotipia & Ferrotipia", onde abordam de forma detalha o processo histórico - Colódio Úmido. O lançamento ocorreu em setembro de 2018 na Livraria Martins Fontes. 

Atualmente Alex & Renan estão desenvolvendo trabalhos com Cianotipia, Químicos para Revelação de películas fotográficas (produção para venda), Fotografia 3D, câmera Estenopeica (O Retratista), Fotografia Infra-vermelha e Fotografia Panorâmica. 

Encontre-nos nas redes sociais   Diafragma 8
O Retratista:

Copyright © 2017 Diafragma 8

Designed by Renan Nakano. All rights reserved.