top of page

Especial William Henry Fox-Talbot - 219 anos


11 de fevereiro, essa data lhe soa familiar?


William Henry Fox Talbot - Papel Salgado reprodução por O Retratista, 2019

Nesta data em 1800 nascera William Henry Fox Talbot, em Melbury Sampford, Dorset - Inglaterra. Escritor, cientista, químico-pesquisador, com conhecimentos em línguas orientais, física, matemática e também fotógrafo Talbot. A ele, atribuí-se a criação de dois importantes meios de produção e reprodução fotográfica, a Calotipia e o Papel Salgado, respectivamente, que influenciaram nos rumos da fotografia moderna.

Ao longo da história da fotografia, assim como Niépce, Daguerre, Herschel e Archer - Tabot teve um importante papel para o desenvolvimento de processos fotográficos, que hoje tal os conhecemos como processos históricos/alternativos.


Após a invenção da Calotipia* entre 1935 e 1840, Talbot desenvolveu uma forma de reproduzir seus Calótipos, utilizando de um processo denominado Salted Paper, ou Papel Salgado.


*A Calotipia foi o processo fotográfico dominante até, aproximadamente, 1855, quando foi substituído pelo Colódio Úmido, processo de produção de imagem, desenvolvido por seu conterrâneo Frederick Scott Archer.



O Papel Salgado era uma forma simples de se obter uma cópia fotográfica positiva. De 1844 a 1846, Talbot lançara uma série de livros, com destaque especial para o The Pencil Of Nature, com imagens obtidas através do processo em Papel Salgado. "The Haystack" (c.1844) é uma das mais famosas cópias produzidas por Talbot, desenvolvida a partir de negativo em Papel.



No Brasil, os processos fotográficos históricos/alternativos vem ganhando força, principalmente por oferecer infinitas possibilidades nos campos da comunicação, da história e das artes. Colódio Úmido, Cianotipia, Papel Salgado e outros meios de produção e reprodução de imagens, tem sido foco de diversos fotógrafos, pesquisadores e artistas.

Destacamos aqui, neste post oportuno, o recente trabalho do fotógrafo-pesquisador, Fábio Giorgi, que lançara recentemente o livro "O Lápis da Natureza", tradução do livro original de Talbot. Segundo as palavras do autor-tradutor



" [...] não é um livro técnico. Apesar de trazer o relato do caminho percorrido pelo autor (Talbot) em sua busca de um processo fotográfico, não traz qualquer fórmula ou detalhamento dos procedimentos desenvolvidos pelo autor para fazer uma calotipia. Porém, isso não é de se estranhar, uma vez que Talbot, até o início da década seguinte, era o detentor da patente do processo, licenciando quem quisesse usá-lo, mediante o pagamento de royalties. "O Lápis da Natureza" não é só um livro com fotografias que deva ser tratado como uma curiosidade resultante da vaidade de seu autor. Talbot, antes de criar a calotipia, já era um matemático reconhecido e membro da Royal Academy; dessa forma, também não deve ser tratado somente como se fosse uma peça de marketing pessoal, ou de propaganda de um processo. História, registro, nacionalismo, polêmica, autopromoção, divulgação da invenção, pioneirismo editorial e também fracasso. Tudo isso está misturado em O lápis da natureza, cuja leitura de suas poucas páginas mostra parte do seu método de trabalho e da forma de pensar de um dos pioneiros da fotografia". [Fabio Giorgi, 2019].


Para os apaixonados pelos processos fotográficos históricos, deixamos a indicação do livro traduzido por Fabio Giorgi - O Lápis da Natureza [The Pencil Of Nature, William Henry Fox-Talbot 1800-1877], que encontra-se disponível em: https://ibislibris.loja2.com.br/8770719-O-lapis-da-natureza [Solicite o autógrafo do autor].


Além da obra acima, indicamos também as obras "Manual de Cianotipia & Papel Salgado" [clique no link para ser redirecionado para o site da editora], também escrito por Fabio Giorgi [destacamos de antemão que é um excelente livro para quem quer aprender os processos de Cianotipia e Papel Salgado, com fórmulas, história, procedimentos e um passo a passo completo]. E, o livro que nós Renan Nakano e Alex Gimenes, escrevemos sobre os processos de Ambrotipia & Ferrotipia, que além de ensinar o processo completo com Colódio Úmido, separamos um capítulo completo para a Time Line da Fotografia com os principais nomes, incluindo Talbot e seus processos e, Frederick Scott Archer. Para adquirir o livro "Fotografia do Séc XIX Ambrotipia e Ferrotipia", acesse o link: https://www.diafragma8.com.br/fotografiadosecxix.


Para celebrar os 219 anos de Talbot, deixamos abaixo o link da Biblioteca Bodleian da University of Oxford, onde é possível acessar cerca de 1.000 fotografias produzidas por William Henry Fox Talbot, em celebração a sua vida, suas obras e sua grande contribuição para com a Fotografia!


Segundo o site inglês da BBC: durante sua carreira, Talbot criou mais de 4.500 imagens-cerca de 25.000 de seus negativos originais e impressões são pensadas para ainda existir.

Para acessar o acervo disponibilizado pela University Of Oxford acesse o link: THE WILLIAM HENRY FOX TALBOT - CATALOUGUE RAISONNÉ: THE FIRST PHASE IS NOW COMPLETED.

Para finalizar, por último, mas não menos importante, se você deseja praticar a técnica desenvolvida por Talbot, o processo em Papel Salgado, nós disponibilizamos através da Boutique do O Retratista os Kits com os químicos necessários.


O Kit contém:

Solução A - Cloreto de Sódio, Gelatina e Ácido Cítrico;

Solução B - Nitrato de Prata e;

Solução C - Tiossulfato de Sódio [disponível na versão pronta para uso ou para dissolver].



Hoje, fotógrafos ao redor do mundo prestam suas homenagens ao homem que, embora dentro da história da fotografia teve seus altos e baixos, quanto ao desenvolvimento dos processos, contribuiu e continua sendo referência para todos que fazem da luz o seu ofício. O Papel Salgado é um processo que pode [e deve] ser praticado por todos os interessados nos processos históricos, que curtem a fotografia química e não possuem limites para a criatividade.


Inspire-se, aventure-se, permita-se experimentar, produza, estude, pense e compartilhe os novos-velhos saberes e fazeres fotográficos!

Por Renan Nakano

11/FEV/2019.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page