top of page

UM POUCO DE QUÍMICA

Todos nós que trabalhamos com fotografia química, utilizamos para revelação, tanto de papeis, quanto de películas, uma solução denominada revelador. Os reveladores são compostos por diversos produtos químicos, que variam em quantidade, derivando assim em diversas formulações diferenciadas, mas basicamente com os mesmos componentes.

O agente de revelação propriamente dito, é composto por dois químicos diferentes: Metol e Hidroquinona. Mas o que são de fato estes químicos e para que servem?

Vejamos:


METOL

O Metol é um composto orgânico com a fórmula química C14 H20 N2 O6 S.

É um excelente agente de revelação para a maioria das aplicações contínuas de desenvolvimento de tons e, tem sido amplamente utilizado em fórmulas para desenvolvedores publicadas. No entanto, é difícil produzir soluções de revelador altamente concentradas usando Metol e, portanto, a maioria dos desenvolvedores de Metol é fornecida em uma mistura de produtos químicos secos, incluindo a Hidroquinona. Um desenvolvedor contendo Metol e Hidroquinona é chamado de desenvolvedor MQ.

Esta combinação de químicos fornece uma maior atividade ao desenvolvedor, já que a taxa de desenvolvimento de ambos os químicos juntos é maior do que a soma das taxas de desenvolvimento de cada químico usado sozinho (superaditivo). Esta combinação é muito versátil; variando as quantidades de metol, Hidroquinona e, ajustando o pH, toda a gama de desenvolvedores de tom contínuo pode ser feita. Portanto, essa forma de Metol substituiu a maioria dos outros químicos em desenvolvimento, exceto a Hidroquinona, a Fenidona (que é mais recente que o Metol) e os derivados da Fenidona. Fórmulas notáveis que utilizam o Metol e a Hidroquinona incluem o revelador de filmes Kodak D-76 e, o revelador de papeis Kodak D-72 (Dektol).­­­­

HIDROQUINONA

A Hidroquinona, também chamada de benzeno-1,4-diol, 1-4 dihidroxibenzeno ou ainda Quinol, é um composto orgânico o qual é um tipo de Fenol, com a fórmula química C6 H6 O2.

Tem uma variedade de usos, principalmente associados com sua ação como um agente redutor, sendo solúvel em água. É o principal componente na maioria dos reveladores fotográficos, onde, com o composto Metol, reduz haletos de prata a prata elementar.


by Alex Gimenes

25/01/2019




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page