top of page

REGRA SUNNY 16

Olá apaixonado por fotografia, certamente alguma vez você deve ter ouvido falar da Regra Sunny 16, ou, Ensolarado 16.

A regra Sunny 16 trata-se de uma regra básica de exposição, que permite ajustarmos obturador, diafragma e ISO para determinada condição de luminosidade sem o auxílio de um fotômetro, seja esse o da câmera ou um fotômetro externo e, ainda assim conseguirmos uma exposição correta ou muito próxima disso.

A bem da verdade, a regra Sunny 16 normalmente vinha estampada nas embalagens das películas fotográficas e, o que fazíamos era retirar o filme da embalagem e "descartar" a regra Sunny 16. Observe a foto abaixo. A partir dela você poderá calcular a exposição para quase toda situação de luminosidade. A regra Sunny 16 diz que a exposição estará correta, ou muito próxima disso, quando para um dia ensolarado a abertura de diafragma esteja regulada para f/16 e a velocidade de obturação regulada para o inverso do ISO.

Sabemos que matematicamente inverso significa 1 sobre alguma coisa, portanto se o ISO estiver regulado por exemplo para 100, a velocidade de obturação deverá ser de aproximadamente 1/125", ou seja, o inverso do ISO. ISO 400, velocidade de 1/500", e assim por diante. Se a condição luminosa mudar de ensolarada para Sol parcialmente encoberto, deve-se abrir um ponto no diafragma, indo então de f/16 para f/11. Levemente nublado, abrir mais um ponto, f/8. Fortemente nublado, abrir para f/5.6. Final de tarde, pôr do Sol e áreas de sombra, f/4. Caso deseje alterar a velocidade de obturação ao invés da abertura do diafragma, em qualquer situação de luminosidade é possível proceder a compensação. Por exemplo: Com dia levemente nublado, segundo a regra sunny 16, teríamos: Diafragma ajustado para f/8, câmera por exemplo em ISO 400, velocidade aproximadamente de 1/500". Desejo utilizar o diafragma f/22 para maximizar a profundidade de campo. De f/8 para f/22 são 3 pontos. Basta diminuir a velocidade também em 3 pontos, indo de 1/500"para 1/60", resultando em, ISO 400, f/22 e 1/60". Com isso a exposição estará compensada e muito próxima da realidade. É possível também fazer-se a compensação no ISO, o que é menos usual, afinal não queremos que um ISO muito elevado comprometa a qualidade da imagem. Não tenha medo, experimente, pratique, você pode surpreender-se com os resultados. Como dito no começo do post, a regra Sunny 16 é uma regra básica de exposição, com isso, pequenas variações podem ocorrer, mas estarão dentro de um limite de tolerância aceitável, ou seja, dentro da LATITUDE DE EXPOSIÇÃO do sensor em questão, mas isso é assunto para um próximo post.


by Alex Gimenes

08/01/19



3 visualizações0 comentário
bottom of page