top of page

Cianotipia - Séc. XIX - Sir. John Herschel: Invenção ou Descoberta?




Considerar a Cianotipia um processo inventado ou descoberto pelo Sir John Herschel em 1842, será uma questão de livre decisão, juizo de valor de cada um após a leitura do texto que deixaremos o link para quem se interessar!



Qualquer que seja sua escolha, a grande verdade é que este processo foi anunciado apenas três anos após Daguerre e Talbot terem anunciado suas invenções independentes da fotografia. A título de curiosidade, traduzido do texto do link que deixaremos, para Herschel, um Cianótipo significaria:




Cianotipo - Se uma nomenclatura deste tipo for admitida (e houver algumas recomendações), toda a classe de processos em que o cianogênio em suas combinações com o ferro desempenhar um papel principal, e na qual as imagens resultantes são azuis, pode ser designada por esse epíteto.

Dentre os processos do Século XIX, a Cianotipia sempre foi um processo subvalorizado. Livros sobre a história da fotografia, com textos quase sempre padronizados geralmente citam em um parágrafo ou menos sobre o processo. Apesar de uma quase generalizada marginalização, esse meio de reprodução de imagens merece nosso apreço, sobretudo por ter sido um dos principais processos de reprodução de imagens nos primeiros anos da fotografia. Além disso, foi com o processo de Cianotipia que a primeira fotógrafa, mulher, Anna Aktins, lançará ao mundo fotografias que servirá de inspiração e posterior popularização do processo.


Atualmente, no século XXI, a Cianotipia é um dos processos históricos/alternativos mais praticados, seja pela sua facilidade de manipulação, seja pela facilidade de encontrar os reagentes químicos para tal prática, seja por resultar em um produto final de beleza ímpar, com uma gradação tonal de belos tons vivos de azul, incluindo o prussiano ou, seja por oferecer infinitas possibilidades no campo artístico, onde não há limites de criatividade - como sabido, a Cianotipia pode ser processada em diferentes suportes, desde papel, tecido, madeira, metais até em vidro.

Destacamos aqui, o trabalho do fotógrafo-pesquisador e autor Fabio Giorgi, que há anos vem trabalhando com o processo de Cianotipia e, em 2017 lançará o Manual de Cianotipia & Papel Salgado - disponível para compra na Livraria Ibis Libris. É um livro bastante interessante, pois aborda de forma sintética e objetiva sobre dois processos de reprodução, sendo o primeiro atribuído ao Sir John Herschel e o segundo ao Willian Henry Fox Talbot. Além de fórmulas de preparação, dicas valiosas e diversos tipos de viragens, o leitor é presenteado com páginas de reproduções em Cianotipia feitas pelo autor. Para quem se interessa pelo processo, este livro não pode faltar na sua biblioteca particular. Além deste, destacamos que está em pré-venda o segundo título do autor - O LÁPIS DA NATUREZA (tradução da obra original de Willian Henri Fox Talbot: The pencil of nature). Acompanhe também o trabalho que o Fabio vem desenvolvendo através do blog Alternativa Fotográfica!


Reprodução Cianotipia - "John in Blue"

Ao longo dos anos, com o nosso projeto O Retratista, sempre tivemos curiosidade em aprender além dos processos de produção, os processos de reprodução de imagens - principalmente a Cianotipia. A cor Azul Viva, ou como mais comumente chamada - Azul da Prússia, encanta! Falando em Azul da Prússia, em um futuro post aqui no blog, falaremos sobre a influência do tom de Azul da Prússia na Arte. E em breve, faremos nossos primeiros testes de Cianotipia no Vidro!


Sem mais delongas, deixamos aqui o texto original: John Herschel’s Cyanotype: Invention or Discovery? escrito pelo pesquisador Mike Ware - Alternative Photography, autor do site mikeware.co.uk. Segundo ele, o site foi por ele produzido para expressar seu interesse pela Ciência, História e Arte dos chamados Processos Fotográficos "Alternativos". Vale a pena conferir os demais conteúdos do site.


Boa leitura à todos e, contem pra gente depois da sua leitura, qual seu veredito - Invenção ou Descoberta?


Se você estiver procurando por químicos para prática da Cianotipia, temos na Boutique os químicos com a formulação original do Sir John Herschel. Disponibilizamos as soluções já prontas para uso (60ml / 100ml) ou em pó, para que você possa experienciar a Cianotipia por completo, preparando sua própria solução de trabalho. Garantimos a qualidade dos reagentes químicos e destacamos que temos o melhor valor de mercado! Adquira seu Kit e ótimas reproduções!


Ah, e para deixar ainda mais completa essa publicação sobre Cianotipia, deixamos aqui o link do Video do processo que produzimos - Inspire-se !



Por Renan Nakano

13/JAN/2019


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page