top of page

Bem-vindo(a)! + Lançamento Vídeo Cianotipia.


Seja muito bem-vindo(a) ao Blog O Retratista!


Este Blog é um dos projeto que, há algum tempo, tínhamos vontade de realizar.

Será um espaço onde, como fotógrafos-pesquisadores, acadêmicos, autores e artistas, compartilharemos com você, leitor(a), nossos conhecimentos e experiências através de textos e materiais audiovisuais.


Pretendemos, como foco do nosso Projeto O Retratista, compartilhar bastante conteúdos que abordem a Fotografia & seus processos históricos/alternativos, com publicações periódicas.


Para celebrar o início deste novo ano, o início das postagens no Blog, lançamos em primeira mão um Vídeo completo do Processo de Cianotipia. Aprenda em poucos minutos como fazer uma reprodução fotográfica em tons vivos de azul, utilizando-se do processo alternativo de reprodução de imagens criado por Sir John Herschel, em 1842 na Inglaterra.


Deixamos aqui também o vídeo do Processo completo de Ambrotipia, com um passo a passo de como produzir uma fotografia através do processo histórico de Colódio Úmido, criado em 1851, pelo inglês Frederick Scott Archer.


Inscreva-se no nosso Blog para receber notificações de novas publicações.


Deixaremos abaixo os links das nossas redes sociais para que você possa acompanhar nosso trabalho e interagir com a gente!


Perfil Facebook: facebook.com/projetooretratista

Página: facebook.com/oretratistaalexrenan

Grupo: facebook.com/groups/1773994922643508 (O Ato Fotográfico e Seus Processos Históricos)


Por Renan Nakano

01/JAN/2019


2 visualizações0 comentário
bottom of page