• escoladefotografia

A tão (injustamente) mal falada lente do kit

É comum de se ver nas redes sociais, principalmente postagens no facebook, pessoas com pouco ou nenhum conhecimento técnico, falando que aquela famosa 18-55mm f/3.5-5.6, mais conhecida como lente do kit, é uma lente ruim, que não rende boas fotos e, coisas do tipo.

Bem, que não é a melhor das objetivas, isso é óbvio, senão não haveria outras séries de objetivas, ela por si só supriria todas as necessidades.

É uma objetiva frágil, tendo seu "barril" construído em plástico, enquanto as de primeira linha são fabricadas em metal. Não é um objetiva que rende uma excelente nitidez como as de primeira linha. Isso se dá ao fato dela não ser corrigida no que tange a algumas aberrações, como por exemplo, a cromática, esférica e astigmatismo. No entanto, quando utilizada em aberturas de diafragma intermediárias, a nitidez aumenta significativamente. Não é uma objetiva muito clara, sua maior abertura de diafragma na distância focal de 18mm é f/3.5 e na distância focal de 55mm é f/5.6. Isso não é necessariamente um problema em dias de hoje, pois as modernas câmeras digitais elevam muito o ISO com um nível de ruído relativamente baixo, o que pode contornar essa falta de luminosidade da objetiva.

Uma pergunta que sempre me fazem é: ela consegue fazer fotos de qualidade profissional?

A resposta é: sim, consegue-se fotos muito boas com essa objetiva. É claro que ela tem suas limitações, mas ainda assim é uma objetiva muito boa.

A seguir temos algumas fotos tomadas com a 18-55mm f/3.5-5.6 da Canon acoplada a câmera T2i, chamada também de câmera de entrada.


by Alex Gimenes

04/01/19











#objetivas #lentes #lentedokit #objetivadokit #18-55mm #fotografiadigital #fotografia #T2i #Canon

0 visualização

Copyright © Diafragma 8 | O Retratista

Designed by Renan Nakano. All rights reserved.