Audiodescrição Fotografia Museu Paulista Universidade de São Paulo
Locução Texto Sobre o Museu Paulista Universidade de São Paulo

Fotografia em preto e branco do Museu Paulista Universidade de São Paulo. O museu tem o formato de um retângulo deitado, paredes claras e janelas ornamentadas. Na entrada, quatro pares de colunas paralelas sustentam um frontão. À frente há um trecho extenso diante do qual  há duas fileiras de árvores, uma seguindo a linha da lateral esquerda da entrada do museu, e outra fileira disposta na linha da lateral direita dele. Mais à frente há um muro baixo de vegetação perto do qual vê-se um homem, olhando para a frente.

Abaixo, em uma plaqueta se lê:  Alex Gimenes e Renan Nakano. Museu Paulista Universidade de São Paulo, 2019  Rua Brigadeiro Jordão, 149 – Ipiranga.

Negativo de Vidro / Colódio Úmido.

O Museu Paulista da USP foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista. Seu primeiro núcleo de acervo foi a coleção do Coronel Joaquim Sertório, que constituía um museu particular em São Paulo.

O Museu Paulista da USP é uma unidade da Universidade de São Paulo, parte do conjunto de museus da universidade. O antigo Museu do Estado foi integrado à USP em 1963, e desde então o Edifício-Monumento (popularmente conhecido por Museu do Ipiranga), bem como o Museu Republicano de Itu, extensão no interior paulista, passaram a ser administrados pela universidade.

Atualmente, o Museu Paulista da USP possui um acervo com cerca de 450 mil itens, a partir dos quais promove seus cursos, palestras e eventos acadêmicos e culturais. Sua sede, o Edifício-Monumento do Museu do Ipiranga, está atualmente fechado à visitação para a execução de um processo integral de restauro e modernização.

Texto Institucional. Disponível em: mp.usp.br