Audiodescrição Fotografia Museu do Futebol
Locução Texto Sobre o Museu do Futebol

Fotografia em preto e branco da fachada do Estádio-Municipal, que é circular e extenso. Vê-se parte da fachada do estádio, que estende-se até o limite das laterais da imagem. Na parte superior da construção há retângulos pequenos e vazados. Entre dois dos retângulos, há um relógio de formato retangular. O ponteiro menor aproxima-se do número 3, e o maior, do  número 1. Abaixo há um grande letreiro que diz: Estadio-Municipal. Paulo Machado de Carvalho. Mais abaixo está a entrada larga, que é subdividida por colunas quadradas em 5 entradas retangulares e estreitas. Mais à direita há outra entrada larga. Mede aproximadamente metade da altura da primeira entrada. Possui colunas roliças que a subdivide em várias entradas estreitas, retangulares e finas. Acima da segunda entrada há círculos vazados dispostos lado a lado e, mais acima, retângulos finos e deitados, um ao lado do outro. Diante da entrada principal há um poste com uma placa na qual se lê: Museu do Futebol – Football Museum. No canto direito da foto vê-se parte de uma árvore de copa cheia. O céu está bem claro e a parte superior da foto possui manchas marrons.

Abaixo, em uma plaqueta se lê: Alex Gimenes e Renan Nakano. Museu do Futebol, 2019  Praça Charles Miler, s/n – Pacaembu. 

Negativo de Vidro / Colódio Úmido.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país.

A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu, portanto, aberto ao convívio de todos os públicos, amantes ou não do esporte mais popular do planeta.

O Museu é totalmente acessível ao público de pessoas com deficiência e estrangeiros, dispondo de recursos variados, tanto de acessibilidade física (escadas rolantes, elevadores, piso podotátil, cadeira de rodas) quanto de acessibilidade comunicacional (audioguias em inglês, espanhol e para cegos, maquetes táteis, materiais sensoriais etc). Em 2013, inaugurou o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, que possui a primeira biblioteca pública especializada em futebol no país, com mais de 3 mil títulos nacionais e estrangeiros.

 

Texto Institucional. Disponível em: museudofutebol.org.br