Audiodescrição Fotografia . Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Locução Texto Sobre o . Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Fotografia em preto e branco do Museu de Arte de São Paulo, com a forma de um extenso retângulo deitado e suspenso, possuindo 4 colunas altas e grossas que o mantêm. O edifício é visto numa perspectiva diagonal que expõe a lateral direita. É cortado por uma linha horizontal que o divide em dois andares. O espaço existente entre as linhas é preenchido por vidros retangulares finos e em pé. Sob o prédio, pessoas caminham. Na calçada à frente há uma placa com a inscrição “Avenida Paulista”. Adiante, na rua, vê-se vultos de carros que passam. Ao fundo há um extenso e alto edifício com a parte frontal dotada de várias divisões simétricas. Nas laterais da foto vê-se parte da copa de árvores.

 

Abaixo, em uma plaqueta se lê: Alex Gimenes e Renan Nakano. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 2019 Av. Paulista, 1578 - Bela Vista.

Negativo de Vidro / Colódio Úmido.

O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand, tornando-se o primeiro museu moderno no país. Chateaubriand convidou o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi para dirigir o MASP, e Lina Bo Bardi para desenvolver o projeto arquitetônico e expográfico. Mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, hoje a coleção do MASP reúne mais de 10 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

 

O MASP, Museu diverso, inclusivo e plural, tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar, pesquisar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras.

 

Texto Institucional. Disponível em: masp.org.br