Audiodescrição Fotografia Pinacoteca do Estado de São Paulo
Locução Texto Sobre a Pinacoteca do Estado de São Paulo

Fotografia em preto e branco da Pinacoteca do Estado de São Paulo. O prédio, de dois andares, está no centro da foto, disposto de forma diagonal que expõe parte da lateral esquerda. Tem a forma de um retângulo extenso e deitado. Entre as várias janelas longas e retangulares há colunas. No centro há uma entrada com frontão e um letreiro que diz: Pinacoteca. À frente, na escada que é voltada para a direita, há algumas pessoas. O térreo do prédio possui algumas entradas. Diante delas veem-se alguns carros, coqueiros enfileirados e um portão baixo, de grades verticais e paralelas. Na calçada pessoas caminham. Duas delas, mais à direita, estão próximas a uma placa na qual se lê: Luz. Nas extremidades da foto há algumas árvores. O céu está branco.

Abaixo, em uma plaqueta se lê: Alex Gimenes e Renan Nakano. Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2019  Praça da Luz, 2 – Luz. 

Negativo de Vidro / Colódio Úmido.

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade.

Ela está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que depois passou por uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no final da década de 1990.

O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo de importantes artistas da cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Com o passar dos anos formou um significativo acervo, com quase 10 mil obras.

 

Texto Institucional. Disponível em: pinacoteca.org.br