Audiodescrição Fotografia Museu da Língua Portuguesa
Locução Texto Sobre o Museu da Língua Portuguesa

Fotografia em preto e branco do Museu da Língua Portuguesa. Diante dele há uma placa na qual se lê: Governo do Estado. Reconstrução do Museu da Língua Portuguesa. E, mais à frente, perto da calçada, há dois ônibus parados.O prédio tem a forma de um extenso retângulo deitado e é visto numa perspectiva diagonal que expõe a lateral esquerda. Está coberto por um tecido transparente. Possui inúmeras janelas com topo arredondado, próximas e dispostas paralelamente. Ao fundo dele há uma torre alta com um relógio. O céu está cinza e branco.

Abaixo, em uma plaqueta se lê: Alex Gimenes e Renan Nakano. Museu da Língua Portuguesa, 2019  Praça da Luz – Luz.

Negativo de Vidro / Colódio Úmido.                  

A inauguração aconteceu no dia 20 de março de 2006. O local escolhido para abrigar o Museu foi a Estação da Luz, situada no coração de São Paulo – cidade com a maior população de falantes de português do mundo – e de importância histórica para a capital paulista e para o Brasil. A Estação era um dos principais pontos de passagem dos imigrantes que chegavam ao país e, até hoje, é um espaço dinâmico de contato e convivência entre várias culturas e classes sociais, abrigando sotaques vindos de todas as partes do Brasil.

Atualmente, o Museu está fechado para reconstrução. (Em dezembro de 2015, um incêndio atingiu o Museu da Língua Portuguesa).

Valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo. Foi com esses objetivos que nasceu o Museu da Língua Portuguesa.

 

Texto Institucional. Disponível em: museudalinguaportuguesa.org.br